As figurinhas se tornaram uma das formas mais práticas e divertidas de comunicação no WhatsApp. Elas ajudam a transmitir emoções de forma rápida e visual, sem que a gente precise de textão ou de áudios longos para ilustrar nossos sentimentos.
Seja através de um meme ou até de um vídeo inusitado de um amigo, as figurinhas foram além de um recurso e se tornaram mais uma maneira de expressar nossa identidade e personalidade no meio digital. E é por isso que o envio massivo destes stickers pode revelar muito sobre nosso estado emocional.
Segundo correntes como a Psicologia Social e a Psicologia da Comunicação, as figurinhas são como “atalhos emocionais” e quem as usa frequentemente pode apresentar as seguintes características:
• Personalidade expressiva e desinibida: Os usuários excessivos de figurinhas tendem a ser mais espontâneos, criativos e com mente aberta. Eles gostam de brincar e usam os stickers como um meio de criar um senso de conexão.
• Buscar conexão emocional: Os recursos visuais, como é o caso das figurinhas, ajudam a criar uma atmosfera mais acolhedora na conversa e, muitas vezes, quebram o gelo.
• Evita silêncios constrangedores: As figurinhas são uma ótima forma de comunicação para aquelas pessoas que não curtem deixar as outras no vácuo.
• As figurinhas suavizam mensagens sérias ou tensas: As conversas virtuais carecem daquela contextualização que somente o tom de voz indica. Pessoas que usam das figurinhas garantem que a mensagem sejam entregues da maneira correta.
No entanto, há características que devem receber mais atenção. Se você usa figurinhas para evitar uma conversa séria, fugir de um compromisso verbal ou por falta de interesse genuíno na conversa, é bom evitá-las!
(com informações do jornal argentino Diario UNO)